• (61) 9.8156-1552 / 9.8128-4099
  • secretariacbndf@gmail.com
  • CBN-DF Oficial

IR AOS CULTOS…POR QUÊ?


“NÃO DEIXEMOS DE CONGREGAR-NOS, COMO É COSTUME DE ALGUNS; ANTES, FAÇAMOS ADMOESTA-ÇÕES E TANTO MAIS QUANTO VEDES QUE O DIA SE APROXIMA” (HEBREUS 10.25).



Em passado não muito distante, nossos cultos eram sempre muito concorridos. Aqueles que por algum motivo, chegavam atrasados ao culto tinham dificuldade em encontrar assento, pois, os irmãos chegavam com antecedência e se colocavam em oração, em reverência a Deus aguardando a abertura da reunião de culto e louvor.

Hoje encontramos irmãos que não se incomodam em chegar ao culto atrasado. Entram no templo 30 minutos ou uma hora após seu início, com o louvor em andamento ou em meio à pregação da Palavra, como se estivesse entrando em um ambiente secular qualquer. Creio que muitos desses irmãos não agem assim em seus compromissos de trabalho, estudo ou em sua vida social. Cumprem seus horários de trabalho com fidelidade, não se atrasam para ir ao teatro ou cinema. Chegam com muita antecedência ao estádio de futebol para ver seu time do coração jogar, mas, o culto não tem a mesma importância, afinal de contas, é só mais um culto. É preciso rever essa postura.

QUAL É O SEU ARGUMENTO?

Muitos argumentam que ir ao culto uma vez por semana já é o bastante pra nutrir sua vida espiritual e exercitar sua fé. “Há muito que fazer, muitas coisas a experimentar”. Outros dizem: “Preciso ter tempo com minha família e vida social com meus amigos, pois, tenho que revelar Jesus a eles”. Será que esta é a verdadeira intenção dos nossos corações? Sim, o domingo é dia de curtir a família, os amigos, a vida, mas também é dia de curtir o Deus Maravilhoso que nos ama de todo Seu coração.

Parece-me que ir aos cultos todos os domingos, se tornou uma obrigação para muitos. É algo muito chato, é perda de tempo; ir aos cultos todos os domingos é bobagem, ou mesmo, se você entende que NÃO IR ao culto aos domingos é PECADO, não vá! Se esse é o entendimento, é melhor mesmo não ir ao culto.

UMA RESPOSTA DE AMOR A DEUS

Eu quero te encorajar a ir aos cultos todos os domingos, se você entende que IR ao Culto é uma resposta de amor a Deus, por todo o amor que você recebe D’Ele constantemente. Se compreender que é preciso alimentar a sua fé com a Palavra de Deus e com o Pão da Vida que é Jesus. Vá aos cultos se entende que você faz parte de uma grande e bendita família e, quando você não vai seu lugar fica vazio à mesa que Ele preparou. Vá aos cultos quando você entender que não basta ter fé, mas, que é preciso exercitar (praticar) sua fé.

A grande batalha nesta geração é sobre quem está dominando nossa mente. Ou temos a mente de Cristo exercendo influência sobre nossa mente, ou estamos dominados pela mente de Satanás que, sutilmente vai promovendo esfriamento da fé, afastando as pessoas do Culto a Deus. Alguns argumentam: “Ir ao culto só tem valor, quando a gente tem vontade”. Creio que devemos dominar e educar nossas vontades, pois, se dependêssemos delas, já não estaríamos mais aqui pra meditar nestas palavras. E, sabemos bem qual teria sido nosso destino. Há um corinho antigo que diz: “O que seria da minha vida, se não fosse o Senhor”. Ele me resgatou das trevas e me trouxe para Sua maravilhosa luz.

O Senhor nos chama todos os dias, para juntos andarmos em Seus caminhos. Ele está conosco todos os dias, cabe a cada um de nós, escolher andar com Ele.

Pr. Francinaldo Freire
*Artigo publicado originalmente no boletim da igreja.